**Trabalhador vai sair da empresa, mas não quer informar os colegas (Ultimo Momento!!!) |
Título: Uma situação difícil: Colaborador vai embora, mas não quer avisar os pares
Palavras-Chave: trabalhador sai da empresa, não quer avisar colegas, ultmo momento, empresa, colaboradores, comunicação no trabalho, dificuldades no trabalho
Um dos maiores desafios que uma empresa pode enfrentar é quando um dos seus melhores colaboradores decide sair, mas não quer informar os pares sobre a sua decisão. Isso pode causar uma série de problemas, desde a falta de estabilidade no ambiente de trabalho até a perda de talentosvalios.
O motivo da saída
Existem muitos motivos por que um trabalhador pode escolher não informar os seus colegas sobre sua decisão de deixar a empresa. Pode ser por medo de causar um "vacuo" na equipe ou por não querer mostrar que está tendo uma crise pessoal. Outros podem ser pela falta de confiança na forma como a empresa lidaria com a notícia ou por acharem que os colegas se sentirem tristes ou culpados.
Consequências
Mas, independentemente do motivo, não informar os colegas sobre sua saída pode causar prejuízos à empresa e aos seus colaboradores. Aqui estão algumas consequências que podem ocorrer:
- Perda de tempo e energia: Os colegas começam a especular sobre por que o colaborador partiu e como isso pode afetar o ambiente de trabalho. Isso pode consumir muita energia e tempo em discussões desnecessárias.
- Falta de cooperação: Quando os trabalhadores sentem que alguém está tendo uma crise de deserção, podem se sentir indispostos para trabalhar ou cooperar com os seus colegas.
- Repercussões negativas para a empresa: A falta de notificação pode ser interpretada como falta de profissionalismo ou ética da parte do colaborador, criando uma imagem negativa sobre a empresa.
O que uma empresa pode fazer
Portanto, para evitar esses problemas e ter uma comunicação eficiente, é fundamental que a empresa trate a situação da maneira correta. Aqui estão algumas dicas:
- Comunique com o trabalhador: É crucial que a empresa se comuniquie com o trabalhador em questão e pergunte-o sobre a razão pela qual escolheu não informar os pares.
- Manter a confidencialidade: A empresa deve manter a confidencialidade sobre a razão pela qual o colaborador resolveu sair.
- Estruturar a comunicação: A empresa deve ter uma estrutura clara para comunique a notícia à equipe e minimizar a especulação.
- Treine a comunicação: Fornecer treinamentos para os funcionários sobre a importância da comunicação eficiente e a formas de lidar com a saída de um colega.
Fim da Notícia
Enfim, é fundamental que empresas e trabalhadores possam lidar com situações difíceis da maneira correta, sempre priorizando a comunicação, a confidencialidade e a preservação da imagem da empresa. Ultimo Momento!!!, é hora de aprender e crescer.
Gajo vai sair da empresa onde está há meia dúzia de anos. Falou comigo (chefe) e sem problema, está no direito dele, não sai a mal.
Acho que não devo ser eu a dar a noticia aos colegas de equipa, mas por outro lado preciso de os informar, para começar a fazer ajustes de funções passagem de conhecimento.
Dou-lhe mais tempo, ou quero lá saber?
[matched_content]
Desculpa-me mas se geres essa equipa é teu dever informar a equipa do que se passa com a mesma. O “gajo” está não só no direito dele como também não está a faltar a nenhum dever seu. Acho que vieste ao sub errado.
Tão chefe? Não queres avisar?
entao mas és chefe lol nao queres que a tua equipa faça a transição como deve ser? terá de haver uma passagem de conhecimento.. claro que os tens de os avisar e planear
O colaborador também está no direito de se resguardar. Pode não ter grande ligação com os colegas por exemplo. Uma vez saí duma empresa e perguntaram-me se queria dar a notícia ou se davam eles.
A tua preocupação é com o que sai ou com os que ficam? Com quem já não te vai ajudar, nem à tua organização, ou em garantir que a tua organização continua a funcionar com o mínimo impacto? Perdoa-me a franqueza, mas estás a precisar de aprender a gerir! Ser “chefe” é gerir, a equipa, os resultados, os clientes/stakeholders. Acho óptimo que te preocupes com quem vai sair, mas tens que te preocupar mesmo é com tudo o que vai ficar!
Simples. Pergunta-lhe se ele quer informar os colegas ou prefere que tu o faças.
Pah a responsabilidade aqui é tua nao é dele. Ele já cumpriu a dele que é avisar-te a ti. Podes falar com ele e perguntar se quer ele avisar ou se avisas tu mas que tem que acontecer na segunda feira mais tardar para a equipa se preparar.
Vou dar a minha opinião que vale o que vale… porque nao perguntar lhe diretamente? Ja que ele teve abertura suficiente pra falar contigo e dizer que se vai embora, podia não o ter feito, fala com ele e pergunta se ele vai comunicar aos colegas ou prefere que sejas tu como chefia a fazê-lo… simples e eficaz
Consoante a resposta ficas orientado sobre e como o fazer.
O trabalhador está no direito dele de informar ou não os colegas. Parece que falta um pouco de coordenação entre vocês os 2, ou ele avisa até dia x e ou tu avisas, não é preciso ficar uma dúvida no ar, é só uma questão de comunicação
Como chefe,tens que combinar isso com ele.
Normalmente o que faço é perguntar se vê inconveniente em dar a informação na próxima reunião de equipa.
Obrigado a todos pelas vossas diversas opiniões, todas foram válidas e ajudaram, foi por isso eu aqui vim. Se fosse para ler o que queria ler, não seria certamente a este sub que vinha 😀
Pessoal que está a reclamar o facto de o OP não querer ser ele a avisar.
O OP só quer haja um bocadinho de iniciativa e cortesia profissional da parte de quem se vai embora, não está a fugir às suas funções de chefe
Já lhe disseste que ele está à vontade para dizer aos colegas? Se calhar ele está a tentar ser respeitoso para com o projeto e equipa de forma a não criar alvoroço, mas se soubesse já tinha dito
É o que dá fazer dum toco de vassoura chefe 😅
E dar-lhe a opção?
Quando tive de sair da minha empresa, o chefe perguntou-me se preferia que fosse eu ou ele a anunciar à equipa. Como não foi decisão minha, senti que não era da minha responsabilidade e pedi-lhe para anunciar.
Meia hora depois, reuniu toda a gente (eu incluído) e deu a notícia. Feito, resolvido.
Deves ser deves
Pelo menos a comunicação oficial deves ser tu
É o teu dever como encarregado de uma equipa de os avisar de qualquer alteração. Seja a nível de tarefas ou de pessoas.
Para isso serve a tua posição de “chefe”, não é só para mandar mas também para ouvir / e passar informação.
Tu és ” chefe ” e não sabes o que fazer ?
Deves ser mais um dos muitos medíocres que abundam nas empresas a chefiar equipas , mas não passam de baratas tontas .
Vir para uma rede social obter conselhos sobre uma realidade que ninguém conhece é de bradar aos céus , como estão muitas empresas .
Mete um papel à porta “ procura-se colaborador “ 😂
Oh chefe, não será também para isto que és chefe?
Eu não avisei muita gente que me ia embora, por causa do ambiente.
Acho que podes redistribuir trabalho, avisandoo funcionário: “ok, mas temos que distribuir para x e y pessoa, se me perguntarem vou dizer que vamos ficar com menos um membro na equipa”. Tudo o resto, não me parece que te diga respeito…
Perguntaste-lhe se queria informar os colegas e, em caso afirmativo, quando estava a pensar fazê-lo?
Eu nessa situação perguntar-lhe-ia, se ele dissesse que queria informar, e desse um timing razoável, esperava, se o timing não fosse razoável, explicava-lhe que teria de ser antes, se não quisesse de todo ser ele a comunicar, informava-o simplesmente que no dia tal iria comunicar à equipa a saída dele porque era necessário começar a tratar dos assuntos relativos à mesma.
Não há nada que não se resolva com comunicação.
Diz-lhe que vais começar a transferir responsabilidades para outros colegas no dia X, pergunta-lhe se faz questão de ser ele a dar a notícia aos restantes. Isto se quiseres ser simpático e dar-lhe a oportunidade de o fazer.
Não fiques à espera dele porque sendo tu o chefe de equipa, a responsabilidade de transmitir isto às outras pessoas é tua.
Tens de fazer o que é necessário para minimizar o impacto da saída do gajo. Dizes ao gajo “preciso de informar a equipa de que vais sair, dizes tu até dia X ou digo eu?” e ele que escolha.
Já todos sabem que ele vai sair.
Uma coisa é não querer informar os colegas, sabem quando deixar de aparecer. Outra coisa é ser ele a informar os colegas.
A primeira é prejudicial ao funcionamento. É teu dever salvaguardar que isso não acontece.
A segunda, se optares por ser ele a informar por esta ou aquela razão, é teu dever salvaguardar isso acontece. Nesse sentido lhe daria uma data a partir da qual caso não o fizesse irias tu o fazer.
Toda a gente sabe que o Rodrigo vai ser, ele está só a ser drama Queen chefe
fdx, ser-se “chefe” e não saber lidar com uma “situação” destas 😆
tbm deves ficar fodido quando a malta chega 2f de manhã e não vai ao gabinete apertar-te a mão 💀
O teu post mostra que não tens características de líder e tens algumas limitações para ser Chefe (Chefe tuga talvez)
1. “Sem problema, está no direito dele” é fraquinho da tua parte. Ou é por boas razões ou más razões o facto de seres assim indiferente mostra que és limitado e não percebeste.
Um líder diz um “colaborador vai sair porque encontrou algo melhor…fico feliz… não conseguimos, etc
2. Achas que não deves ser tu a dar a noticia porque estás a fugir da tua responsabilidade e isso vem sobre a forma de altruísmo falso, estás cego.
Não estás a entender pq o colaborador vai sair, que ele está farto de ti, dos colegas e muito possivelmente demonstraste aqui a razão.
Fala com ele.
Mas és o chefe ou não? Diz ao gajo que informas na data que te parecer bem para haver passagem de conhecimento.
Trocamos de trabalho e eu aviso, pode ser?
Se fosse comigo, falava-lhe que deveria ser ele a dar noticia. dizes que esperas até ao fim do dia para ele informar, se não amanhã vais ter de ser tu a avisar para começar a ajustar.
“mas por outro lado preciso de os informar, para começar a fazer ajustes de funções passagem de conhecimento.”
Acho que por lei não o podes fazer, tem cuidado.
O que podes fazer é dizer algo como “identificamos uma fragilidade neste momento na equipa que é a passagem de conhecimento, ou a falta dela, e por isso nas próximas semanas vamos dar prioridade à mesma” e por aí fora.